(61) 3424-2500 | Todo momento importa

Onde cultura e arquitetura se fundem e encantam os visitantes 

 

Dicas do Let’s Brasília Hotel
#brasiliacommaisconforto #explorebrasilia #oquefazerembrasília

 

Capa-Museu-Nacional

 

Ah! O Museu Nacional Honestino Guimarães é mais um presente do arquiteto Oscar Niemeyer e do urbanista Lúcio Costa para Brasília e todos os brasileiros. São mais de 14 mil metros quadrados minimamente desenhados para impressionar quem vê por fora e encantar que visita por dentro.

 

Não à toa, ele foi eleito o nono monumento da nossa Coleção Conhecer e Visitar: Prédios e Projetos Famosos de Brasília! Você lembra quais foram as outras oito construções IN-CRÍ-VE-IS que já foram detalhadamente apresentadas aqui?

 

 

Deu para notar que nossa Coleção é composta apenas por craques, né?! Um lugar mais belo, encantador, contagiante que o outro para visitar.

 

Agora vamos conhecer o Museu Nacional Honestino Guimarães melhor!

 

Parte do todo

 

Conhecido ainda como Museu da República ou Museu Nacional, o prédio faz parte de um todo, que é o Conjunto Cultural da República. O espaço abriga também a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola, três lagos circulares e está bem próximo da belíssima Catedral Metropolitana e do Teatro Nacional Cláudio Santoro (fechado para visitação no momento).

 

A arquitetura do Museu Nacional Honestino Guimarães harmoniza com o modernismo de onde ele está localizado: a Esplanada dos Ministérios. Em uma enorme praça, com quase 15 mil m³ de concreto e mil toneladas de aço nasce uma grande cúpula branca e uma ressaltante rampa de acesso, rendendo um visual diferenciado e surrealista.

 

Você vai ficar encantado com a obra, reserve um bom tempo para admirá-la por dentro e por fora!

Rampa de entrada do Museu Nacional de Brasília

Foto: OPY Imagens

Assim que você entrar no prédio, verá um imenso teto e uma grande parede branca, que geralmente traz o tema e as informações da exposição que o local está recebendo.

 

Na sequência, a cada passo que você der entrando no prédio, vai observar que o Museu Nacional vai aos poucos se apresentando, mostrando suas nuances, suas surpresas e uma arquitetura singular, como o nível do salão de exposições estar sobre uma grande laje totalmente livre, ter um pé direito monumental e o teto da cúpula ser um grande “céu de concreto”.

 

Estrutura diferenciada

 

Assim como em outras obras assinadas por Oscar Niemeyer, essa também é divida em três pavimentos e um mezanino: o térreo conta com um o auditório para mais de 700 pessoas e outro menor com cerca de 85 lugares. Além de salas destinadas a restauração, museologia, administração, marcenaria e reserva técnica, ainda há uma galeria que recebe exposições de pequeno porte.

 

Já o primeiro andar ou pavimento superior é exclusivamente reservado para exposições e mostras culturais, são 3.203,19 m² de um vão inteiramente livre, com acesso independente através de duas rampas. E o subsolo recebe a área para manutenção e uma importante sala com sistema ininterrupto de monitoramento de câmeras. As manifestações culturais também ocorrem na área externa do Museu!

 

Padrões internacionais! Os 7.844 m² de área expositiva atendem às normas mais exigentes de grandes museus internacionais

 

Você lembrou? Por falar em outras obras do grandioso Oscar Niemeyer, o formato peculiar do Museu Nacional de Brasília é muito semelhante a Oca do Parque Ibirapuera em São Paulo. Ambos os projetos feitos por Oscar encantam os visitantes por fora e, dentro, presenteiam-nos com espaços que respiram cultura.

 

Cultura em ação

Exposições no Museu Nacional de Brasília

Foto: OPY Imagens

Como comentamos, o Museu faz parte do Conjunto Cultural da República e é o responsável por incluir a capital do país no Circuito Internacional das Artes e ser palco da arte brasileira.

 

O local recebe exposições itinerantes de artistas renomados e temas importantes para a sociedade, palestras, lançamentos de livros, mostra de filmes, seminários e eventos importantes. Sendo mais um atrativo para visitas!

 

Dica: não deixe de acessar o site e conferir a programação cultural atualizada!

 

Homenagens merecidas

 

O Museu Nacional homenageia em seu nome Honestino Guimarães, um dos símbolos recentes na história política brasileira. Ele foi um líder estudantil brasileiro, estudante de Geologia e presidente da Federação dos Estudantes da Universidade de Brasília.

 

Por causa de sua militância no movimento estudantil, foi preso por quatro vezes, e depois da última vez nunca mais retornou. O caso de Honestino foi objeto de investigação pela Comissão da Verdade, que apura mortes e desaparecimentos ocorridos durante a ditadura militar brasileira. Sua luta e memória foram reconhecias e eternizadas nessa tão grandiosa obra que é o Museu Nacional.

 

A data da inauguração desse belíssimo prédio também foi uma homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, que completava 99 anos no dia 15 de dezembro de 2006. Além disso, a primeira exposição recebida no Museu foi sobre a obra de Oscar Niemeyer. Nada mais justo, não é mesmo?!

 

Curiosidade! O prédio foi inaugurado no final de 2006, mas seu projeto foi totalmente reformulado, pois a versão original do projeto era altamente custosa, como o próprio Oscar Niemeyer comenta em entrevistas na época: “O primeiro projeto que propus para o Museu de Brasília previa um grande bloco com 180 metros de extensão, suspenso em dois apoios centrais e, consequentemente, balanços laterais de 80 m, uma solução audaciosa e cara”.

 

Serviço – Museu Nacional Honestino Guimarães

 

Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto – Zona 0.

 

Visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 18h30.

 

Telefones: (61) 3325-5220 e (61) 3325-6410
E-mail: museunacional@gmail.com
Site: www.cultura.df.gov.br/museu-nacional

 

Dica: o Museu Nacional de Brasília fica bem próximo da Rodoviária, facilitando o acesso da população e, principalmente, dos visitantes. Garantindo a democratização do espaço!

 

Enfim, são muitas as surpresas que o Museu Nacional Honestino Guimarães guarda a seus visitantes, tanto referente a sua arquitetura diferenciada quanto às exposições e apresentações que o espaço abriga. Temos certeza que ele merece estar em sua lista de lugares para visitar em Brasília!

 

Em Brasília, hospede-se com conforto e segurança. Estamos esperando você!

2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido