O que esperar do clima de Brasília. Não há obstáculos para visitar a cidade, seja qual for a estação do ano. Mas, o clima da capital federal é peculiar.
Costuma-se dizer que Brasília consegue atravessar todas as estações do ano em um só dia.
O dia pode amanhecer frio, mas logo depois fazer muito calor. Você pode ser surpreendido por uma chuva no início da tarde e depois enfrentar altas temperaturas.
A variação do clima em Brasília é resultado da sua localização geográfica. Lembra-se que a capital federal é situada no Planalto Central, a 1.100 metros acima do nível do mar?
Então, a cidade faz parte do bioma Cerrado, que é marcado pelo clima tropical. Essa classificação explica por que o verão em Brasília é chuvoso e o inverno é seco.
Observe como é a variação climática em Brasília:
• Setembro é o mês mais quente do ano (quando ainda é inverno), com uma temperatura média de 22.3 °C;
• Junho é o mês com a mais baixa temperatura ao longo do ano;
• A maioria das chuvas cai em janeiro (quando ainda é verão), com uma média de 284 milímetros.;
• Junho também é período mais seco do ano (quando também é inverno).
Foto: Pixabay
Clima em Brasília – Chove no Verão
Se você gosta de visitar alguns destinos no verão, saiba que essa estação em Brasília ocorre entre os meses de outubro e abril.
Mas, se você acompanhou esse artigo desde o início, já está informado que durante o verão ocorrem muitas chuvas.
Janeiro, inclusive, é um mês que registra muitas chuvas. Então, se visitar a cidade durante o verão, esteja preparado (a) para o calor e também com as precipitações que podem ocorrer, principalmente a tarde.
Uma dica interessante é sempre ter a mão o velho e bom guarda-chuva. Ah, e se tem dúvidas do que fazer na cidade quando o tempo está nublado, leia o nosso artigo Choveu e agora? O que fazer em Brasília com chuva?
Clima em Brasília – Inverno Seco
Entre maio e setembro, Brasília está na estação de inverno, porém, como a situação é um pouco invertida, graças ao clima tropical, característico do bioma Cerrado, você deve esperar um tempo mais seco.
O início da estação, em maio, traz uma sensação agradável, porque a umidade do ar está acima de 50%. No entanto, essa impressão térmica muda em junho, quando a umidade do ar pode chegar a 15%.
Nesse caso, a melhor solução é sempre manter uma garrafa com água com você, até quando for dormir. Com a umidade do ar em níveis muito baixos, é muito comum sentir a garganta seca.
Outra dica valiosa é usar óculos escuros, chapéu e protetor solar. O céu costuma ficar muito claro, o que confere paisagens muito bonitas, mas pode prejudicar a sua pele. A umidade baixa também pode provocar sangramento no nariz e ardência nos olhos.
No entanto, esse período do ano em Brasília não se trata apenas da umidade do ar, mas também de como a cidade ganha um novo colorido.
Vale a pena conhecer a capital federal quando as plantas ficam ainda mais verdes e o pôr-do-sol ganha tons que transitam do vermelho ao violeta. É um espetáculo da natureza que você vai amar conhecer!